Manifesto Olsen K

A Olsen K surgiu com a ideia de resgatar o real valor da joia. Uma ideia de mostrar que uma das maiores preciosidades da natureza tem o seu valor energético e uma bagagem recheada de histórias.

Do ponto de vista energético, a joia surgiu da necessidade de carregar pedras e metais no corpo, como forma de amuleto. Os guerreiros iam para guerras com esmeraldas no braço esquerdo em busca de proteção. 

Com a evolução da moda e do design, pedras e metais foram se materializando em formas e somaram um novo valor: o belo. Ao meu ver, é aquilo que preenche a alma e, naturalmente, afeta a nossa auto estima e torna o mundo mais bonito.

Quando falamos das histórias que as gemas contam, é a ideia do que começou há bilhões de anos – com a sua formação sob a terra e por ter passado por diversas mãos, seja no lapidário, no ateliê do designer ou na sala do ourives, até chegar até você. E não pára por aí! Elas ainda vão seguir por gerações e gerações, só adquirindo e transportando cada vez mais energia e sabedoria.

Quando penso no meu papel nesta história, como gemóloga e designer, me sinto como um mensageira carregando uma mensagem que desconheço, mas que é muito importante – e vem do fundo da terra até vocês;  e também sinto uma responsabilidade de, através dos traços do desenho, tentar contribuir com um mundo mais belo.

Acredito que isto é possível se cada etapa do processo de formação de uma joia for honrado da maneira merecida.

Por isto a Olsen k, desde a sua origem em 2018, segue o propósito de ser uma joalheria upcycling, que valoriza e entende que só existe porque cada uma das pessoas que forma direta ou indiretamente são fundamentais para marca. 

Para nós o real luxo significa a valorização da natureza e a sustentabilidade, além de, claro, o handmade, processo manual que segue firme e forte na joalheria como forma de elaboração das pedras. Naturalmente, a exclusividade está dentro das peças, que carregam toques e gemas que não foram produzidas em série. O próprio meio onde a pedra surgiu a moldou para deixá-la neste formato – e respeitamos muito este elemento como um todo. 

Em relação ao recursos, utilizamos somente metal de reciclagem em nossas peças, que passam por um rígido processo de purificação para garantir o teor de 18k no ouro e 950 na prata; aproveitando o que já extraímos da terra e sem extrair ainda mais da natureza. As fontes destes recursos são principalmente joias antigas, lixo eletrônico. 

Com relação às pedras, utilizamos em sua totalidade. Desde a parte mais cristalina à mais opaca e cheia de inclusões. Ambas as partes de um mesmo bruto que demorou inúmeros anos para se formar e possuem uma sabedoria enorme para compartilhar.

Para parte que tem mais inclusões, que eram consideradas imperfeitas e acabavam, entre cerca de 30 e 70% do bruto, sendo descartadas. Criamos designs únicos de lapidações, que chamamos de laskas, para estas sobras. Desta maneira, os lapidários puderam agregar e gerar valor para este material e fazer com que as gemas pudessem concluir a razão da sua existência.

Valorizamos cada um que passa pela história na joia. Entendemos que a designer não é nada sem o ourives, que por sua vez não é nada sem o vendedor, e que não tem nada sem o cliente e a joia não cumpre o seu propósito se não for usada. 

Cada um é essencial para que a existência de uma joia, e ela carrega a energia que começou lá embaixo da terra, mas também conta a história de cada um que passou e passará por este processo.

Sendo assim, é fundamental que esta cadeia esteja em harmonia, para somente assim espalhar uma energia boa e se tornar bela e preciosa. Portanto, cuidamos de cada uma das pessoas que trabalha com a gente, desde o quanto pagamos pelo o seu trabalho, mas também pelo o que consideremos ainda mais importante, o seu reconhecimento e bem estar.

Queremos que todos que estejam na Olsen k se sintam igualmente importante neste processo e que, ao entrar na Olsen k, estejam em casa. Por isso, até chamamos o nosso atelier de ap22a; a nossa casa é a sua casa. Onde, além de conhecer as nossas peças, você pode acompanhar todo o seu processo de criação e conhecer quem está por trás daquela joia. Também oferecemos garantia eterna para que possam estar sempre usando as peças.

O real valor está na energia que ela passa e na história que ela conta. Temos como filosofia que, tudo que você gosta e te faz bem, combina, fica belo e harmônico. Por isso, gostamos de compor prata com ouro, partes cristalinas com laskas; e ainda desmembrar pares. Amamos as assimetrias e imperfeições; acreditamos que se estão em harmonia, podem ficar incrivelmente interessantes, justamente por não serem óbvias.

Vendemos as joias por unidades e buscamos, sempre que possível, dar mais de uma forma de uso para a mesma peça. Sendo assim, os nossos brincos são vendidos unitários e viram colares e a criatividade é outra ferramenta importante para reinventar a maneira de combinar cada item.

Estes propósitos nasceram inspirados em duas culturas, às vezes vistas como opostas, mas muito complementares: brasileira e sueca. Onde o festivo se mistura com o discreto; o detalhado se mistura com o simples e o complexo se mistura com o prático. É este mix que queremos compartilhar com você.

Será lindo trocar experiências e que você faça parte da nossa história. Juntos podemos, de alguma forma, contar novas histórias e espalhar ainda mais a beleza e a sabedoria de cada joia por aí. 

Bem-vindo à Olsen K!